9 de out de 2009

Renda tenerife ou renda sol...

... e prosseguindo nas divagações sobre a segunda das duas formas diferentes de tecer a renda tenerife, temos aquela que é tecida módulo a módulo sobre um urdimento radial montado num bastidor. Tomamos como exemplos a Renda Tenerife como é conhecida na maior parte do Brasil e os Soles de Maracaibo, da Venezuela.
.........



A renda de agulha modular é pouco praticada no Brasil hoje, ainda que este site e seu antecedente (http://www.nhandutideatibaia.com.br/) e ainda outros venham provocando aumento da curiosidade desde 2005/2006.



Pelo que percebi, nos anos 1950-60 a renda tenerife era feita com variedade de formatos de módulos e variedade de fios e de cores. Os motivos eram básicamente geométricos e as cores fortes, o que dava uma aparência "moderna" à renda que então chegava com influência européia. Representativas desta época, temos a foto de uma peça do nosso acervo pessoal e a digitalização de uma cópia reprográfica colorida ("xerox") de uma pequena toalha, ambas tecidas provavelmente naquelas décadas.




Trago também o lugar americano Sol de Seda, produto NHANDUTI DE ATIBAIA tecida módulo a módulo num bastidor hexagonal com fios de seda natural que depois foram unidos para compor a peça final ( v. **ATELIER** de Nhanduti de Atibaia).


.
.
.
Quanto ao segundo exemplo, os Soles de Maracaibo, são uma renda típica da cidade de  Maracaibo, Venezuela, que fica às margens do lago do mesmo nome.



É tradicional a imigração das Ilhas Canárias para a Venezuela e muito mais não posso falar sobre os Soles, já que praticamente inexiste literatura sobre eles. Na verdade estou aguardando ter em mãos o livro "Soles de Maracaibo" de autoria de Marlene Nava, jornalista e pesquisadora da cultura zuliana (departamento da Venezuela em que está situada a cidade de Maracaibo) para saber mais dessa maravilhosa técnica. Por enquanto apresento fotos que obtive há tempos na WEB, no site Maracaibo on line,  e outras que me foram enviadas pela própria Marlene Nava.
Quero fazer observar a variedade de soluções para a montagem do urdimento radial no bastidor. 























Prometo outra postagem com mais fotos dos Soles de Maracaibo. Temos muito pouco deles na WEB e os que obtive do Maracaibo On Line já não estão mais lá.






Nenhum comentário: