Não se trata de ressuscitar passados mas apurar nossa capacidade de escutar as coisas ...

Regina Guimarães


16 de mar de 2013

Motivos tradicionais da renda tenerife: o jasmim e a estrela



        A pequena toalha em montagem na m/almofada de trabalho é composta, entre outros, por dois motivos muito semelhantes entre si: o jasmim e a estrela.  
         A diferença entre eles é que o primeiro teria quatro pétalas e a estrela, cinco pontas.
         Segundo Annick Sanjurjo, as tecelãs mais jovens os distinguem dessa forma, entretanto as mais antigas, ao contrário, dizem que a estrela deve ter quatro pontas e o jasmim, cinco pétalas. 
         O motivo de cinco pontas também é bastante conhecido como lucero de alba (estrela de venus). Suspeita-se, inclusive, que "jasmim" seja uma denominação recente, já que não foi mencionado por Roquette-Pinto, primeiro pesquisador da tecelagem.
         No caso, ambos  os motivos estão  adornados com cruzetinhas - kurusu - uma guaranização da palavra espanhola cruz, que são vistos em grande variedade de aplicações e tamanhos, como para encher espaços criados pelo desenho, já que a renda não gosta de espaços vazios.

Fonte: Ñanduti, Encaje Paraguayo- História de uma Aculturación, Annick Sansurjo


10 de mar de 2013

Do acervo do Victoria and Albert Museum


Physical description

Flounce of Sol needle lace with a border of bobbin lace. Worked with a needle on a foundation of large squares of drawn thread work. The design of wheels or of rayed suns, each set within a square frame, is arranged in three horizontal rows. The two outer narrower rows contain a series of identical wheels, each 2.75 inches in diameter. The central row contains alternately single large wheels, 4.5 inches in diameter, and vertical lines of two half and one whole wheels. Attached to the lower edge is a border of single bobbin lace of the torchon type.

Place of Origin

Spain (made)

Date

late 17th century (made) 
late 18th century (altered)

Artist/maker

Unknown (production)

Materials and Techniques

Needle lace with bobbin lace

Dimensions

Length: 274 cm, Width: 37.5 cm, Length: 2.5 in border, Length: 6.4 cm border

Descriptive line

Flounce of late 17th century Sol needle lace with a border of late 18th century bobbin lace, Spain

Production Note

Border of late 18th century bobbin lace attached.

Materials

Bobbin lace

Techniques

Lace making

Categories

Textiles; Lace

Collection code

T&F
*********************************************************************

4 de mar de 2013

PROJETO NHANDUTI DE ATIBAIA NASCEU EM CURSO DA REDESOL


O 3° PAPO ARTESANAL reuniu no dia 27 último cerca de 30 interessados em compartilhar a experiência do grupo NHANDUTI DE ATIBAIA na sua pesquisa da renda nhanduti ou tenerife no Brasil, dedicada tanto ao resgate da técnica da tecelagem quanto à origem e história da renda artesanal.
O evento, fruto da parceria entre a ARTESOL, o PONTO SOLIDÁRIO e o ESPAÇO CULTURAL CASA AMARELA, ao trazer  à baila a história do grupo, surpreendeu ao noticiar que o projeto dedicado à renda desenvolvido pelo  NHANDUTI DE ATIBAIA nasceu em 2002 num curso da CAPACITAÇÃO SOLIDÁRIA, um dos programas da REDESOL a que pertence a ARTESOL-ARTESANATO SOLIDÁRIO no exercício de sua missão de valorização do artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro.