Não se trata de ressuscitar passados mas apurar nossa capacidade de escutar as coisas ...

Regina Guimarães


31 de mar de 2016

FRIVOLITÉ NO LACIS MUSEUM (CALIFÓRNIA)




      Técnica Inventada em meados do século 19 e que chegou a ser tidas como a "arte perdida", junto com outras, foi redescoberta no final do século 20 e tem se tornado das mais populares técnicas de fazer renda. Antes usada de forma mais limitada, agora criam novos formatos, retratos estilizados e verdadeiras obras de arte.
Pessoalmente, comecei a dar mais atenção ao frivolité (tatting em inglês) a partir do trabalho de Karen Bovard, com quem fiz aulas na Convenção de 2015 da International Organization of Lace, por causa de suas peças geometrizadas e associadas à tradicional arte do "quilt". A cada dia meu interesse por esta curtiosa técnica se acentua. 




23 de mar de 2016

Renda de filé: veja como é feita.

CURSO BÁSICO DE RENDA TENERIFE OU NHANDUTI em dois encontros!


Pensando nas interessadas e interessados que moram fora de SP, o CURSO BÁSICO de abril próximo foi programado para acontecer em dois dias de jornada integral, entre 9:00 e 12:00hs e 13:30 e 16:30hs.
Acontecerá nos dias 04 e 11/abr no Atelie Pacthfuxique, na Rua Vieira de Morais, 1637, sobreloja. O telefone para quem quiser mais informações é (11) 5543-6395. Pode falar com a Eugênia ou a Angela.


7 de mar de 2016

FIOS DE TRADIÇÃO: RENDAS DE BILRO




                      Iniciativa inédita no Brasil, uma série de reportagens do Diário do Nordeste nos traz a série "Fios de Tradição: Rendas de Bilros - Ceará e Portugal"
                     As autoras, Germana Cabral, Cristina Pioner e a fotógrafa Marilia Camelo já tem experiência no tema patrimônio imaterial, sendo as duas primeiras autoras do livro "Mãos que fazem história", de 2012, sobre artesão do Ceará. A série contará com 13 dias de postagens no mundo virtual, com atualizações de hoje até o dia 05 de fevereiro.

                       Voce pode ver essa magnífica iniciativa clicando AQUI no hotsite Fios de Tradição do Diário do Nordeste.