Não se trata de ressuscitar passados mas apurar nossa capacidade de escutar as coisas ...

Regina Guimarães


27 de jul de 2016

LACIS MUSEUM OF LACE AND TEXTILES

Fui até Berkeley, California, especialmente para conhecer o LACIS MUSEUM.
Conheci também JULES KLIOT, seu fundador e dirigente.


              "O LACIS MUSEUM DE RENDA E TEXTEIS foi criado em outubro de 2004, a partir da fusão da loja LACIS e da extensa coleção de rendas e texteis de Kaethe e Jules Kliot e uma biblioteca e coleção de ferramentas a elas relacionadas.
                 LACIS, fundada por Kaethe e Jules Kliot em 1965, foi dirigida por Kaethe Kliot até sua morte prematura em 2002, como um abrigo para a comunidade têxtil e os envolvidos em praticamente todos os aspectos das artes têxteis ... um lugar onde ela distribuiu apoio, incentivo e conhecimento.
            A coleção dos rendas e têxteis Kliot representa 40 anos de dedicação à preservação do melhor da arte manual. A coleção inclui milhares de espécimes de Peru pré-colombiano, o mais fino das rendas das cortes européias do Séc. 17 e das rendas feitas à máquina da Revolução Industrial do Séc. 19º.
                  Uma extensa biblioteca, com foco em renda, têxteis e traje inclui mais de 10.000 itens de livros, padrões, artigos e outros artigos. As ferramentas relacionadas ao artesanato têxtil incluem todas as variedades de rendas, bem como uma extensa coleção de máquinas de costura."



















"Como uma declaração de missão, o LACIS MUSEUM DE RENDA E TEXTEIS vai funcionar:

- para preservar o espírito dO LACIS como criado por Kaethe Kliot, um lugar de apoio, conhecimento e encorajamento para todos os envolvidos em qualquer aspecto das artes têxteis.
-  preservar e manter as coleções de rendas e têxteis de Jules e Kaethe Kliot.
-  para preservar a renda e têxteis de todas as culturas de todos os períodos, incluindo os padrões e ferramentas de criação, os objetos da sua finalidade e da literatura associada a esses objetos.
-  para fornecer um centro de recursos para pesquisa e documentação desses objetos.
-  para educar e divulgar o conhecimento da renda e têxteis
-  para manter a loja de varejo como forma de gerar apoio financeiro
-  incentivar o interesse em rendas e tecidos, fornecendo serviços profissionais de conservação e restauro, bem como serviços de design e de assessoria para bijuteria e para eventos e ocasiões especiais.

                       Para alcançar essas metas, LACIS:
-   apoiará uma equipe permanente para supervisionar todas as operações,
-  irá solicitar voluntários para trabalhar com a equipe e incentivar as instituições a oferecer crédito acadêmico para esse trabalho,
-  criará exposições variadas focadas nos recursos do LACIS.
-  patrocinará aulas para incentivar a divulgação das técnicas e do conhecimento das artes têxteis,

                       
                       Não solicitando doações, LACIS é suportado apenas pelas vendas da loja do Museu e da loja LACIS. Contribuições de qualquer forma são bem-vindos para fins de preservação, herança, bem como para apoiar as operações do Museu.
                      LACIS MUSEUM OF LACES AND TEXTEIS -LMTl foi constituido na Califórnia como Pessoa Jurídica e como organização sem fins lucrativos [501 (C) (3)] e benefícios pertinentes."

(tradução livre so site do LACIS MUSEUM)