... os nomes são dados indiscriminadamente a algumas rendas de agulha artesanais que encontramos na América Latina cuja principal característica é a tecelagem composta por motivos circulares que, por sua vez, são tecidos sobre uma trama radial.
.
.
Também é voz comum que a origem desta renda é o Punto Tenerife, técnica que teria atingido a América Latina através das Ilhas Canárias, primeira fronteira ultramarina da Europa que serviram de porto de trânsito para a conquista e exploração das colônias espanholas.
.............................................................
.
.............................................................
.
E pela WEB conseguimos a informação que ainda hoje, na localidade de Vilaflor de Chasna, na Ilha de Tenerife, a maior da Ilhas Canárias, artesãs se dedicam à tradicional renda de agulha conhecida como Rosas de Tenerife ou Rosetas de Vilaflor.
.
.
Informa-se que estas rendeiras são poucas e encontradas apenas em Vilaflor. E estariam preocupadas com o desinteresse das novas gerações pelas rosetas que, tecidas sobre um bastidor redondo chamado "pique" são unidas para formar toalhas, caminhos de mesa e outros acessórios de decoração.