31 de mar. de 2016

FRIVOLITÉ NO LACIS MUSEUM (CALIFÓRNIA)




      Técnica Inventada em meados do século 19 e que chegou a ser tidas como a "arte perdida", junto com outras, foi redescoberta no final do século 20 e tem se tornado das mais populares técnicas de fazer renda. Antes usada de forma mais limitada, agora criam novos formatos, retratos estilizados e verdadeiras obras de arte.
Pessoalmente, comecei a dar mais atenção ao frivolité (tatting em inglês) a partir do trabalho de Karen Bovard, com quem fiz aulas na Convenção de 2015 da International Organization of Lace, por causa de suas peças geometrizadas e associadas à tradicional arte do "quilt". A cada dia meu interesse por esta curtiosa técnica se acentua. 




7 de mar. de 2016

FIOS DE TRADIÇÃO: RENDAS DE BILRO




                      Iniciativa inédita no Brasil, uma série de reportagens do Diário do Nordeste nos traz a série "Fios de Tradição: Rendas de Bilros - Ceará e Portugal"
                     As autoras, Germana Cabral, Cristina Pioner e a fotógrafa Marilia Camelo já tem experiência no tema patrimônio imaterial, sendo as duas primeiras autoras do livro "Mãos que fazem história", de 2012, sobre artesão do Ceará. A série contará com 13 dias de postagens no mundo virtual, com atualizações de hoje até o dia 05 de fevereiro.

                       Voce pode ver essa magnífica iniciativa clicando AQUI no hotsite Fios de Tradição do Diário do Nordeste.






Copyright © Renda Tenerife ou Renda Sol.Todos os direitos reservados - All Rights Reserved.
Nhanduti de Atibaia