23 de fev. de 2018

HOMENS COM LINHAS E AGULHAS

HOMENS COM LINHAS E AGULHAS! COLETIVO ALMOFADINHAS PROMOVE O DEBATE SOBRE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS ATRAVÉS

DO BORDADO




O Coletivo Almofadinhas surge em meados de 2015. A expressão “almofadinha” foi usada para designar “rapazes elegantes e efeminados” que se reuniram para definir quem era o melhor na prática do bordado em almofadas em um concurso que aconteceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no ano de 1919. O termo foi então adotado pelo grupo em alusão a essas figuras.

Vindos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, os três artistas com formação na esfera das Artes Plásticas e Visuais passam a interagir por conta da afinidade entre seus trabalhos. Surge então a intenção de criarem algo coletivamente, unindo a técnica e as temáticas que cada um já trabalhava de maneira individual.

Cada membro contribui com sua proposta, mas ainda assim ressaltam que influenciam e interferem ativamente no trabalho um do outro.

+ INFO: 
followthecolours.com.br

11 de fev. de 2018

ESPAÇO NHANDUTI DE ATIBAIA



Depois de mais de uma década de pesquisa e dedicação à Renda Tenerife estamos abrindo nosso atelier em Atibaia para receber nossos amigos e seguidores e quem quiser conhecer um pouco de nosso trabalho.

Também queremos patrocinar alguns cursos ou oficinas na região, tanto de renda artesanal como de outras técnicas e estamos começando com uma 

OFICINA DE BORDADO CRIATIVO 

dia 16/março

SONIA BIANCO

Uma oficina de um dia (manhã e tarde) em que SONIA BIANCO nos introduz em três técnicas  diferentes para com elas, a aquarela sobre o linho, depois a feltragem e o bordado, abrir as portas da  criatividade e deixar fluir as imagens na execução do trabalho com linhas e pontos...
Fale conosco para mais informações pelo ehc.correa@gmail.com ou pelo F:(11)999 423 818.

AMÉRICA FLORIDA



                      A mostra América Florida leva ao Memorial da América Latina, em São Paulo, a partir do dia 11 de janeiro, a relação cultural dos países latino-americanos com as flores. No Pavilhão da Criatividade estarão expostas telas bordadas, cerâmicas, papel machê e outras peças tradicionais da cultura latino-americana que simbolizam os hábitos e costumes de diversos países do continente. Além de ver as peças, o visitante também poderá tocar e interagir com as as obras.
                    O destaque fica para as telas floridas do argentino Diego Manuel, tema presente na cultura latina. As flores simbolizam e retratam tanto o luto e a homenagem aos mortos, quanto as boas vindas aos recém-nascidos. Também são utilizadas para presentear casais apaixonados, além de dar cor a comemorações, festas e casamentos.
                      Será possível ver também pratos de argila, tupus (que é um broche ornamental andino utilizado para prender xale), caveiras mexicanas do Dia dos Mortos e retábulos do Peru, feitos de madeira e massa de batata com gesso.
                      De acordo com a organização, uma das peças especiais da exposição é A Moringa, obra em cerâmica da artista brasileira Izabel Mendes da Cunha, na qual se vê uma noiva com vestido florido segurando um buquê de flores.
                       Para mostrar a diversidade do uso das flores na cultura latino-americana a mostra traz também peças religiosas em enfeites floridos expressas em imagens de anjos e santas. Há ainda a figura do diabo em argila, com flores esculpidas no traje.
                         A exposição ficará aberta de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita e classificação livre para todos os públicos. O Memorial da América Latina fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, no bairro da Barra Funda.
Copyright © Renda Tenerife ou Renda Sol.Todos os direitos reservados - All Rights Reserved.
Nhanduti de Atibaia