24 de mai. de 2019

Artesanato para uma sociedade mais justa

texto de Nara Guichon

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra “artesanato” pode ser definida como:
“Arte e técnica do trabalho manual realizado por um artesão; método de trabalho do artesão que alia utilitarismo à arte.”
Esta definição é muito elucidativa para entender a importância da criação artesanal atualmente. O artesão é alguém que combina “o utilitarismo”, ou seja, a utilidade, serventia e usabilidade, com a “arte” – o sublime, o belo, o emocional.
Compreender a importância deste ofício é aprender sobre a dinâmica de uma cultura, especialmente a cultura brasileira, em toda sua complexidade e beleza.
Segundo a pesquisadora e curadora Adélia Borges, o brasileiro ainda enxerga o produto artesanal como algo rude, primitivo e pouco complexo. Segundo ela:
“A única coisa primitiva sobre nosso artesanato é o nosso conhecimento a respeito dele.” 
Se por um lado temos uma desvalorização do fazer artesanal, por outro vivemos uma expansão das técnicas, modelos, estilos e materiais. A variedade de trabalhos e artesãos dedicados à sua arte, ajuda a manter essa forma de expressão em seu lugar de destaque como modificadora da sociedade.
Esse fazer manual pode ser visto como um benefício social múltiplo. Ele é fonte de renda, meio de expressão e preservação das culturas locais, modelo de valorização de pessoas e comunidades, estilo de vida, alternativa sustentável de consumo, dentre outros.
Esta atividade também é altamente benéfica em termos como meio de socialização. O criar com as próprias mãos estimula o intelecto e facilita a empatia entre as pessoas.
Leia a sequencia do texto no site de Nara Guichon clicando AQUI 

14 de mai. de 2019

Rendas de um vestido de noiva real



É sempre hora de sabermos como, afinal, eram as rendas do vestido de noiva da realeza britânica que aonteceu em no início do seculo XXI (mais exatamente 2011). É uma lição para nós situados fora desse eixo de atividade ...

Jean Leader é rendeira residente na Escócia e membro ativa da IOLI, Internacional Organization of Lace Inc., organização de rendeiras sediada nos Estados Unidos, da qual foi presidente na gestão 2018. O seu artigo veio de uma visita à França, ao Centro de Caudry (https://musee-dentelle.caudry.fr/ ) responsável pela renda do vestido de Kate Midlleton. 

Para saber mais, visite o site de Jean Leader clicando AQUI e abuse do Google Traductor!  

E se tiver oportunidade, deixe um comentario agradecendo Jean por compartilhar com a gente.


8 de mai. de 2019

525 anos da assinatura do Tratado de Tordesilhas




A comemoração do 525 º aniversário da assinatura do Tratado de Tordesillas será o evento cultural, social e turístico do ano na cidade de Tordesilhas, Valladolid, Espanha, a ser realizada nos dias  7, 8 e 9 de junho próximo. Além de recepcionar cerca de 25.000 visitantes que são esperados para o evento, o ministro da Cultura e Desportos em exercício, José Guirao, juntamente com o Secretário-Geral da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Rebeca Grynspan, abrirão no dia 7, sexta-feira, a exposição que mostrará o documento original dTratado de Tordesillas.

Este documento é o único Património Nacional guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa e está inscrito no Registro da Memória do Mundial da UNESCO desde Junho de 2007.

As Casas do Tratado (e a vizinha Igreja de Santa Maria), local de assinatura do acordo entre as duas coroas e que abriga hoje o museu

O Tratado de Tordesilhas é um documento assinado em 1494 pelo Rei Juan II de Portugal e os Reis Católicos da Espanha, um acordo entre as duas coroas que 
 colocou um fim temporário às rivalidades entre Castela e Portugal para alcançar a hegemonia sobre a rota comercial através do Atlântico. 

O significado e impacto histórico do Tratado de Tordesillas era desconhecido na época de sua assinatura pelos próprios signatários. Ele dividia entre os dois reinos um mundo que então ainda não era conhecido pelos europeus, já que Colombo, em sua segunda viagem (que coincidiu com a realização do Tratado) ainda não havia chegado às costas do Novo Continente.

Copyright © Renda Tenerife ou Renda Sol.Todos os direitos reservados - All Rights Reserved.
Nhanduti de Atibaia