A comemoração do 525 º aniversário da assinatura do Tratado de Tordesillas será o evento cultural, social e turístico do ano na cidade de Tordesilhas, Valladolid, Espanha, a ser realizada nos dias 7, 8 e 9 de junho próximo. Além de recepcionar cerca de 25.000 visitantes que são esperados para o evento, o ministro da Cultura e Desportos em exercício, José Guirao, juntamente com o Secretário-Geral da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Rebeca Grynspan, abrirão no dia 7, sexta-feira, a exposição que mostrará o documento original do Tratado de Tordesillas.
Este documento é o único Património Nacional guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa e está inscrito no Registro da Memória do Mundial da UNESCO desde Junho de 2007.
As Casas do Tratado (e a vizinha Igreja de Santa Maria), local de assinatura do acordo entre as duas coroas e que abriga hoje o museu |
O Tratado de Tordesilhas é um documento assinado em 1494 pelo Rei Juan II de Portugal e os Reis Católicos da Espanha, um acordo entre as duas coroas que colocou um fim temporário às rivalidades entre Castela e Portugal para alcançar a hegemonia sobre a rota comercial através do Atlântico.
O significado e impacto histórico do Tratado de Tordesillas era desconhecido na época de sua assinatura pelos próprios signatários. Ele dividia entre os dois reinos um mundo que então ainda não era conhecido pelos europeus, já que Colombo, em sua segunda viagem (que coincidiu com a realização do Tratado) ainda não havia chegado às costas do Novo Continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário