18 de out. de 2019

Congresso de Renda de Castilha e Leon, Espanha.



                          Nos próximos dias 24 e 27 de outubro acontece em Tordesilhas, Espanha, o  XV Congresso de Renda de Castilha e Leão promovido pelo Museo e Centro Didactico de Encaje de Castilla y Leon, museu de renda situado em Tordesilhas. O encontro, que tambem comemora os 30 anos do Museu de Renda de Tordesilhas tem como tema os ‘’Soles’’ ou Renda Sol, técnica de renda de agulha que  e uma das rendas emblemáticas da região espanhola.
                           O Museu de Renda e uma instituição privada que nasceu do sonho da Sra. Natividad Villoldo Diaz de recuperar as rendas dos séculos XVI e XVII que se encontravam quase completamente extintas. Hoje reúne um acervo único com cerca de 30.000 peças onde tem destaque as rendas históricas do  Século de Ouro da Espanha.
Os Soles ou Renda Sol, técnica que teve seu auge nos Sec. XVI e XVII, são ancestrais das rendas de trama radial que chegaram a América. Aqui adquiriram características variadas conforme a região em que se aculturaram. O Nanduti do Paraguai, assim como o Nhanduti brasileiro e a Renda Tenerife que encontramos de Sul ao norte do Continente Americano, entre outras, derivam deles.
                          Demonstrando ser verdadeiro elo entre culturas e povos, a técnica e o tema central do Congresso que, no dia 27, traz uma palestra sobre os “’Soles de Salamanca e Astorga”  feita pela Sra. Natividad Villoldo, provavelmente a maior conhecedora da técnica hoje, trazendo no mesmo dia a fala da ativista cultural Elizabeth Correa que aborda os Soles da America Latina e do Brasil.
                           Elizabeth Correa e fundadora do ‘’Nhanduti de Atibaia’’, Coletivo e Ponto de Cultura que desde 2004-2005 se dedica a pesquisa, resgate e promoção do Nhanduti ou Renda Tenerife, renda artesanal que foi atividade importante economicamente em S.Paulo, capital e interior, nos anos 1950-60. Aliás esse tambem e o conteúdo do artigo da estudiosa brasileira da revista El Husano n.38 cujo lancamento ocorre no Congresso e que tambem está dedicado ao tema ‘’Soles’’.

                          Durante o Congresso, acontece ainda a mostra ‘’Encaje de Soles” que, alem de contar com peças do acervo do Museu del Encaje, contará com “Soles” da América Latina, peças que a pesquisadora brasileira levou especialmente para o evento. Elizabeth Correa ainda dará um curso de 18 horas da técnica brasileira de fazer a Renda Nhanduti ou Tenerife.

Programa do Congresso

Nenhum comentário:

Copyright © Renda Tenerife ou Renda Sol.Todos os direitos reservados - All Rights Reserved.
Nhanduti de Atibaia