30 de jul. de 2020


Uma filha de Santo e sua mãe, Fátima Coelho e Nadir, do Terreiro Ilé Axé Opó Afunjá de Salvador, Bahia, vêm recuperando o Bordado Barafunda, uma tradição usada na confecção das roupas sagradas das casas de candomblé brasileiras. Há 10 anos elas vêm trabalhando na técnica, recuperando os vários pontos e também formando bordadeiras e bordadeiros.



O bordado é do tipo drawnwork, uma técnica de bordado ancestral, desenvolvido para melhorar a aparência dos tecidos. Nele os fios da trama ou do urdimento são tirados para depois, a partir das "janelas", o tecido ser bordado. É um trabalho do qual se diz que pode ter dado origem à renda. 

No Brasil a técnica é conhecida como crivo e bainha aberta.  O drawnork se espalha com força por toda a Europa do século XVI, com a descoberta da imprensa e a edição dos livros de padrões. No século XVIII ele se encontra disseminado pela América Latina, principalmente na América do Sul.

O barafunda, a técnica recuperada junto às casas religiosas da Bahia, é primoroso. Trabalhado com grande variedade de motivos e em grandes extensões do tecido, 
transforma-o praticamente numa renda.

Veja o vídeo: 


Nenhum comentário:

Copyright © Renda Tenerife ou Renda Sol.Todos os direitos reservados - All Rights Reserved.
Nhanduti de Atibaia