6 de dez de 2009

La matemática, el ñanduti y las rosetas.




" El ñandutí y las matemáticas" é o título do livro de Luis Balbuena Castellano lançado no início de 2009, que através da matemática, faz uma conexão entre a renda nhanduti, renda símbolo do Paraguai e a renda artesanal das Ilhas Canárias, as rosetas de Vilaflor.
.

Segundo a notícia vinda do sitio da Fundação Canária Carlos Salvador y Beatriz que editou o livro, são 90 páginas com numerosas fotografias de ambas as técnicas, muitos desenhos, entrevistas com rendeiras e referências históricas e didáticas.
.

O livro custa 10 euros e o autor abriu mão dos direitos autorais que serão destinados a atividades com educação no Paraguai.
.
A  edição cuidadosa parece muito adequada e este momento em que começam a despontar várias iniciativas no sentido do ensino e propagação da técnica de tecer essas rendas de agulhas que "aquí y allá, en las dos orillas, em Tenerife y en América, [ ...] se resiste a morir en estos tiempos."
.

.
.
Vale um recado: não existe instrução clara na WEB como comprar a publicação. Estou tentando contato com a Fundação Carlos Salvador y Beatriz e continuo aguardando resposta.
.
Fontes
http://marisa-connuestrasmanos.blogspot.com e ww.carlossalvadorybeatrizfundacion.com

Nenhum comentário: