4 de abr de 2015

CORTINA SOLES: na Exposição DESIGN+TEXTIL até 30/abril

          DESIGN+TÊXTIL é uma exposição de objetos de design utilitário  construídos parcial ou totalmente com técnicas têxteis. A utilização de fios, fibras ou tecidos foi o ponto de partida para selecionar Designers brasileiros de várias regiões do pais que empregam nas suas construções esses materiais e técnicas na composição de seus objetos.

          Reunindo artistas consagrados e novos talentos, traz produtos de design utilitário,reunindo desde designers consagrados e premiados aqui e no exterior como novos talentos. E as técnicas utilizadas são variadíssimos, indo desde a renda artesanal ou o tear manual até o corte a lazer e a modelagem em fio de ferro.


CORTINA SOLES
        
Nós, do Projeto Renda Sol, apresentamos a CORTINA SOLES em que, rompendo a idéia do tecido em renda contínua, tomamos o partido da estrutura modular da renda tenerife, montamos uma cortina de gaze em que módulos da renda foram colocados um a um e vazados. Incrustados como peças preciosas, os módulos permitem a passagem da luz e brilham como pequenos sóis no fundo translúcido. Aliás, a atividade da renda artesanal guarda similaridade com aquela da joalheria e como jóia deve e merece e foi assim utilizada na peça.

        A cortina recebeu 54 módulos de renda em tamanhos variados. Cada módulo exigiu, em média, 75 minutos de dedicação para ter sua trama radial montada e tecida pela rendeira. Somando-se a isso o tempo da aplicação dos pequenos sóis ao tecido, temos perto de 3000 horas de dedicação à arte.

        Esta contabilidade soa como verdadeira quimera mas um outro traço torna essa renda verdadeiramente preciosa. Os desenhos inscritos nos seus módulos foram recriados pelo povo guarani, que a adotou como sua e nela inscreveu os motivos da flora, fauna e da vida, fazendo dela expressão da criatividade e da imaginação popular de nosso continente.









Nenhum comentário: