12 de ago. de 2022

II Jornada da Roseta de Tenerife


Nos dias 28, 29 e 30 de Julho de 2022, aconteceu a II Jornada da Roseta de Tenerife, em Vilaflor de Chasna, em Tenerife, uma das Ilhas Canárias. O objetivo do encontro é a preservação de ofícios artesanais em vias de esquecimento, com foco na Roseta de Tenerife, tecelagem autóctone da família dos Soles, cuja principal característica é o urdimento radial. A partir das conquistas espanholas do século XV e do arquipélago a técnica se espalhou pelo mundo, apresentando variações próprias em cada local em que se aculturou, principalmente nas Américas, originando o Ñanduti, os Soles de Maracaibo, a renda Tenerife e outras variações.

 O evento contou com a presença de especialistas e artesãos envolvidos ou interessados na técnica de diversos países onde é praticada. Advindos de países como Brasil, Venezuela, Porto Rico, Paraguai e Croácia, esses convidados buscaram compartilhar estudos, experiências e vivências visando a promoção e salvaguarda da renda.

Elizabeth Horta Correa, fundadora do Coletivo e Ponto de Cultura Nhanduti de Atibaia, se apresentou para expor o evento que organiza e patrocina, o SOL LACE DAY. Em sua fala “Una comunidad unida por las rosetas e los soles”, fala dos quase 20 anos de dedicação ao Soles, as estratégias de resgate, pesquisa e divulgação em diversos países do mundo.

O Evento foi organizado pelo Cabildo de Tenerife em parceria com a Prefeitura de Vilaflor de Chasna, além do Museu de Artesanato Ibero-Americano de Tenerife (MAIT) e da Companhia Insular de Artesanato (ARTENERIFE). Foi transmitido virtualmente pelo Youtube e ficou gravado, podendo ser integralmente acessado através do links https://www.youtube.com/watch?v=9lkMqi42Yj8 e https://www.youtube.com/watch?v=p9iBm49YlpU .

    Abaixo temos a gravação da palestra de Elizabeth Horta Correa Una comunidad unida por las rosetas e los soles”.






Nenhum comentário:

Copyright © Renda Tenerife ou Renda Sol.Todos os direitos reservados - All Rights Reserved.
Nhanduti de Atibaia