29 de abr. de 2012

Renda Tenerife em Sikirevci, Croacia


                                         
                                                Marina do blog MOTIVOS DA MARINA se inspira no mundo ao seu redor para criar novos motivos para a renda tenerife. Assim recriou a "flor de pensamiento" que também existe entre os motivos tradicionais da renda nhanduti no Paraguai.
Motivo criado por Marina fonte: Motivos da Marina



O padrão tradicional:
Padrão resgatado pelo Projeto Renda Sol fonte: Blog Renda Tenerife
fonte: site Nanduti
 




fonte: blog Renda Tenerife



                                                   





pesquisa google imagem "amor-perfeito"

Usando a tradução literal do Google translator,  no Brasil o nome desta flor é "amor-perfeito", que significa amor perfecto em espanhol e maćuhica em croata; no Paraguai o nome da flor é "pensamiento", que significa pensamento em portugues e misao em croata. Como será o nome dela na Croácia? E em outros paises?


google imagens pesquisa "flor de pensamiento"


Marina del blog Temas de Marina http://marinamotivi.blogspot.com.br blog inspirada en el mundo que la rodea he creado nuevos patrones para el encaje tenerife. Así, vuelve a crear la "flor de pensamiento" que también existe entre los motivos tradicionales de ingresos ñandutí del Paraguay. Miremos quanta creatividad y hermosura.
Marina from Marina's patterns http://marinamotivi.blogspot.com.br blog is inspired by the world to create new models for tenerife lace. So he recreated "flower of Pensamiento" which is one of traditional motifs of nanduti lace in Paraguay. Let's see how much creativity and beauty:

22 de abr. de 2012

RENDA DE HVAR

A vila de Hvar está situada na costa sudoeste da ilha de Hvar da qual tornou-se o centro no século XIII. Ao longo da sua história, Hvar teve vários governantes–desde ilírios, romanos, bizantinos até francêses e austríacos, mas foram os venezianos que a governaram o maior período de tempo.
Hvar é caracterizada por uma mistura de estilos arquitetônicos que vão desde o início do gótico até o renascentista, tendo um número representativo de palácios, catedrais, igrejas e mosteiros além de casas. A cidade era protegida por muralhas construídas no século XIII e a praça principal foi pavimentada com pedra em 1573. O teatro da cidade foi construído em 1642 e é o teatro mais antigo da Europa.        
O convento beneditino fundado no século XVII, possui uma valiosa coleção de objetos litúrgicos, paramentos e uma coleção etnográfica. Hvar produziu figuras ilustres onde se incluem os poetas aristocratas Hanibal Lucić, autor de "Robinja", de 1568, a primeira peça secular na literatura croata, e Petar Hektorović, considerado um "homem do renascimento" autor do poema épico "Ribanje eu ribarsko prigovaranje" (Fishing and Fishermen’s Talk”) de 1556. Hvar, que tem uma população de 13.000 e é o centro administrativo e cultural da ilha, tem como principal indústria hoje o turismo.

RENDAS DE ALOE

Hvar é um dos três principais centros que incentiva a renda tradicional. A atividade da renda Croácia tem um caminho ligeiramente diferente do resto da Europa. Embora ligada, nos seus primórdios, ao clero e à nobreza, a atividade artesanal se fortaleceu como parte do património etnográfico relacionado à população rural, onde pode ser encontrada como parte do seu artesanato têxtil, tradicionalmente destinada ao vestuário feminino mas também utilizada na decoração e na roupa de cama. 
 A renda de Hvar, tecida com fibra feita a partir da aloe vera pelas freiras do convento beneditino da vila é a mais jovem das tradições da Croácia. O convento foi fundado em 1664 mas diz a lenda que a técnica da renda veio das Ilhas Canárias (Tenerife) e está presente desde meados do séc. XIX. A renda é feita com a fibra extraída das folhas da algarve (aloe) que, colhidas em determinada época do ano, são processadas e produzem um fino fio muito branco. Podemos distinguir nos produtos três tipos de renda: a renda tenerife, a renda turca (tenerifa s mreškanjem) e a renda filé(mreškanje nd okviru).   
A renda tenerife é tecida com agulha comum sobre uma teia feita com os fios de aloe, sem um padrão específico ou design. Cada rendeira utiliza a técnica segundo sua imaginação e criatividade, tornando cada exemplar uma peça única. As rendas de aloé são feitas apenas pelas freiras beneditinas entre as demais atividades de sua vida de clausura, sendo a tradição e a habilidade de tecer a renda restrita ao claustro e às mulheres que vivem nele. 
fonte: http://www.planinarstvo.bloger.hr

Atualmente as rendas de Hvar estão se tornando tanto uma lembrança para as pessoas que visitam a ilha como um presente votivo bastante popular, tendo se tornado não apenas um símbolo de Hvar, mas também um exemplo significativo do patrimonio cultural da Croácia.

tradução livre de http://www.min-kulture.hr  e www.lacecorner.com/hvar/history.aspx



Falamos AQUI sobre as rendas da Croácia declaradas como Patrimonio Cultural da UNESCO com um belo vídeo de todas elas em ingles.

18 de abr. de 2012

Gracias por la invitación de Pilar, de la ASSOCIACION DE ENCAJERAS.
Un abrazo a los amigos de Úbeda y gracias por lo recuerdo.


Recordando, em 2010 participamos do encontro de rendeiras de Úbeda. Clique AQUI e veja a postagem.

Vale conhecer ÚBEDA através do através do site em 3D UBEDA, CIUDAD DEL RENASCIMIENTO.

15 de mar. de 2012

Mostra MULHERES DE FIBRA

Gola preta em renda sol



































Montagem do PROJETO RENDA SOL na exposição Mulheres de Fibra que acontece no Centro de Convenções Vitor Brecheret até o próximo dia 24, na cidade de Atibaia/SP.
Aberta a visitação de terça-feira a sábado entre 10h00 e 17h00hs. 

25 de fev. de 2012


Um grupo de artistas têxteis coordenado por Zilamar Takeda reuniu esforços para trazer a público uma exposição cujo propósito, além de mostrar os trabalhos de cada participante, é conquistar espaço para a Arte Têxtil Brasileira.

As expositoras trabalham com o têxtil como suporte em obras de arte e obras artesanais, entendendo por arte têxtil tudo que alude e se comporta como fibra, tela, fios, membrana ou película, seja orgânico ou sintético.

A exposição conta especialmente, com a participação do ATELIER PALHA BRASIL cuja artesã Cleide Toledo se dedica ao trançado da fibra desde 1968, e o PROJETO RENDA SOL, desenvolvido pelo grupo NHANDUTI DE ATIBAIA que vem trabalhando no resgate e promoção da renda artesanal tenerife ou renda sol, sua história e motivos tradicionais.

Serviço:
 “Mulheres de Fibra” abre suas portas no dia 03/03 próximo, às 17hs, no Centro de Convenções V. Brecheret e permanecerá aberto à visitação de 6 a 24 de março de 2012, de  terça-feira à sábado entre as 10h às 17h. O Centro de Convenções Victor Brecheret, fica na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas – Atibaia – SP.

23 de out. de 2011

16 de out. de 2011

Agora sao 4 peças similares! Now there are 4 pieces with the same pattern! Ahora son 4 piezas con motivos idénticos!

do acervo do Powerhouse Museu
peça de nosso acervo
peça de Annick Sanjurjo
acervo do The Lace Museum & Guild

Achamos uma quarta peça em renda nhanduti com padronagem similar!
Nesta postagem AQUI mostramos tres peças em renda nhanduti com padronagem similar. Uma peça é do nosso acervo de renda, outra é de Annick Sanjurjo, a terceira toalha localizamos através da web no acervo do The Lace Museum & Guild, situado na California/USA. A quarta peça, que acabamos de conhecer, faz parte do acervo do Powerhouse Museum de Sydney/Austrália, integrando a coleção de téxteis, vestidos e trabalhos de agulha reunidas  por Helen McLeod Crocker, viajante e colecionadora, que esteve no Paraguai em 1977.

Clique AQUI para visitar a postagem com mais detalhes sobre as 3 peças e AQUI para detalhes da 4° peça de renda.
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We find the fourth piece in nanduti lace with similar pattern!
This post HERE show the three pieces we met with similar pattern. One is of our collection, other owned to Annick Sanjurjo and the third is at The Lace Museum & Guild collection, located in California/USA. The fourth piece we know yesterday is at 
Powerhouse Museum , Sidney/Australia. It forms part of a  collection of textiles, dress and needlework by Mrs Helen McLeod Crocker, traveller and collector that went to Paraguay at 1977.

Click HERE to the post about the 3 mats and HERE to know more about the fourth piece.

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Encontramos la cuarta pieza en encaje ñandutí con patrón similar!
Este post AQUI muestra  tres piezas con motivo similar. Una es  parte de nuestra colección, otra es propiedad de Annick Sanjurjo y la tercera es de la colección de The Lace Museum & Guild,  California/USA. Ahora ubicamos una cuarta pieza en lo Powerhouse Museum. Sydney/Australia. Es parte de la colección de textiles, vestidos y costuras reunidos por Helen McLeod Crocker, viajera y coleccionista que estuve en Paraguay em 1977.

Haga clic AQUÍ y visita el post sobre las 3 piezas y AQUI para detales de la cuarta pieza.

4 de set. de 2011

Encontro Mundial em 2012


XV° Congresso Mundial de Renda da OIDFA - Organização Internacional de Renda de Bilro e de Agulha
em 2012 em Caen, Normandia, França.

Mais informações clique AQUI.


A renda é parte importante da cultura e da história da Normandia, que reune as três técnicas na região: a renda de bilro, a renda de agulha e a renda filet. Leia o texto Rota das Rendas da Normandia clicando  AQUI.


7 de ago. de 2011

Sol Lace versus Spider Web

renda sol de Hvar

spider web de Pag


Pelo menos três rendas tradicionais resistem na Croácia, concentradas nas cidades de Pag, no Adriático, Lepoglava, no norte da Croácia e em Hvar, na ilha do mesmo nome situada na Dalmácia. A renda de agulha de Pag era originalmente usada para fazer vestes eclesiásticas, toalhas de mesa e enfeites para o vestuário. É feita decorando-se uma base com formato de teia de aranha com filigranas e motivos geométricos e hoje é ensinada pelas senhoras mais velhas que oferecem cursos com um ano de duração. A renda de bilro de Lepoglava é trançada com linhas que são enroladas em bilros e frequentemente é usada para confeccionar as fitas para os trajes folclóricos ou para ser vendida nas aldeias. Todo anos o Festival Internacional de Renda de Lepoglava celebra a arte. A renda de Aloe é feita apenas na Croácia pelas monjas beneditinas, na cidade de Hvar. Muito fina, os fios brancos são obtidos a partir da polpa das folhas aloe vera e é tecida utilizando-se vários pontos, entre eles o ponto de nós de rede (e o tenerife, como podemos ver nas fotos do site e o texto do video - n/comentário). Estas rendas tornaram-se um símbolo de Hvar. Essas rendas foram desenvolvidos pelas mulheres da área rural como fonte de renda complementar e deixaram uma marca permanente na cultura da região. O ofício produz tanto um elemento importante da roupa tradicional como é, em si, o testemunho de uma tradição cultural viva. (tradução livre)

fonte: Lacemaking in Croatia UNESCO: Representative List of the Intangible Cultural Heritage of Humanity - 2009

Por lo menos tres tradiciones de encaje persisten hoy en Croacia centradas en las ciudades de Pag en el Adriático, Lepoglava en el norte de Croacia y Hvar, en la isla de Dalmacia del mismo nombre. El encaje ad aguja de Pag se utilizó originalmente para hacer  vestes eclesiásticas, manteles y adornos para la ropa. El proceso consiste en embellecer un patrón de tela de araña con motivos geométricos y se transmite hoy por las mujeres mayores que ofrecen cursos de un año de duración. El encaje de bolillos de Lepoglava es hecho con hilos trenzados en husos o bobinas, y se utiliza a menudo para hacer cintas de encaje para los trajes típicos o se vende en las ferias de lo pueblo. Lo Festival Internacional de Encaje de Lepoglava celebra el arte cada año. El encaje de Aloe está hecho en Croacia sólo por las monjas benedictinas de la ciudad de Hvar. Hilos delgados y blancos se obtienen de las hojas de aloe vera y tejidos en un modelo de red o de otro tipo de punto sobre un cartón de fondo. Las piezas resultantes son un símbolo de Hvar. Cada variedad de encajes ha sido creado por mujeres del medio rural como una fuente de ingresos adicionales y ha dejado una marca permanente en la cultura de su región. La artesania produce un componente importante de los trajes tradicionales y es en si mismo aún un testimonio de una tradición cultural viva.

26 de jul. de 2011

Are we made of lace? Somos feitos de renda?


"Quando eu faço rendas, estou totalmente em paz e em sincronia com meu ritmo interior. É como se existisse um significado profundo nisso. Recentemente me deparei com imagens de um microscópio eletrônico e foi como encontrar a peça que faltava neste quebra-cabeça. As imagens das estruturas celulares parecem rendas. Plantas, plâncton do mar, os seres humanos … a renda primordial que não pode ser vista a olho nu mas está em tudo."
Are we made of lace? de Lenka Suchanek
Muitos associam renda com toalhinhas cheias de poeira porém a Exposição Love Lace, que será aberta no dia 30 próximo no Powerhouse Museum em Sidney, Austrália, mostra que podemos associar renda com experimentação de ponta.

"Vai haver um monte de pessoas dizendo que isso não é renda de verdade", diz o curador da mostra, Lindie Ward, "Mas eu estou olhando as rendas em termos de suas qualidades gráficas e como se joga com o espaço preenchido e o vazio ... Quando se projetou a renda nos séculos XV e XVI o que estava sendo feito era um produto contemporâneo, um design excitante ... Eu estou tentando ampliar a idéia das pessoas sobre o que se pode fazer com essa maravilhosa técnica."

Joalheiros, artistas, arquitetos e designers de moda apresentaram obras feitas de fios de algodão, aço, papel ... . Algumas obras atá usam as técnica tradicionais, mas têm pouca semelhança com os trabalhos de renda à moda antiga.
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Conheça a LACE LOVE EXHIBITION clicando AQUI  
e o site da exposição AQUI

Já mostramos peças em renda nhanduti do acervo do Powerhouse Museum. Veja AQUI
fonte: http://www.brisbanetimes.com.au/entertainment/art-and-design/hello-doily-20110721-1hper.html
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Nhanduti de Atibaia