29 de mar de 2015

Rosetas de Tenerife : nossas ancestrais



El Premio Tenerife Rural a la "Conservación del Patrimonio Agrario y de las Tradiciones Rurales" 2009 fue otorgado a Clara Cano Quijada, propuesta por el Ayuntamiento de Vilaflor. Clara Cano nació en Vilaflor hace 87 años. Es reconocida como todo un referente de la artesanía textil en la isla. Comenzó desde niña a elaborar encajes, rosetas y macramé y no ha parado hasta hoy. Ha sido siempre imprescindible en cualquier feria donde estuviera representada la artesanía textil de Tenerife, participando ya en 1975 en ferias en la Península promovidas por el Ministerio de Industria.

21 de mar de 2015

Exposição DESIGN+TEXTIL

DESIGN+TÊXTIL é uma exposição de objetos de design utilitário construídos parcial ou totalmente com técnicas têxteis. A utilização de fios, fibras ou tecidos foi o ponto de partida para selecionar Designers brasileiros de várias regiões do pais que empregam nas suas construções esses materiais e técnicas na composição de seus objetos.

Nesta exposição é homenageado um artista que vem se destacando nos últimos anos pelo desenvolvimento de uma série de projetos premiados com identidade brasileira e design contemporâneo. Sergio J. Matos apresenta duas peças com destaque para o banco CARAMBOLA, premiado em 2012 pelo Design ExcellenceBrazil e também pelo IF Product Design Awards 2012 da Alemanha.

Aguardamos a presença de todos no dia 2 de Abril às 18h00, para a abertura.

Participam ainda outros artistas premiados dentro e fora do Brasil. Claudia Araújo, Renata Meirelles e Ricardo Graham, são profissionais talentosos, transformadores que trabalham principalmente com tecidos e fibras na elaboração de tapetes feitos em tear manual, cadeiras forradas com vários tecidos e cordas, recortes a laser sobre tecidos variados com múltiplas utilidades.

Estão reunidos artistas consagrados e novos talentos, trazendo produtos de design utilitário, inéditos e surpreendentes, como a cadeira criada por Monique e Helena ou o tapete feito a mão por Silvia Ribeiro ou a luminária de tecido de Adriana Yazbek que reúne delicadeza, beleza e funcionalidade. Todos os designers envolvidos neste projeto se empenharam em produzir peças especiais que falassem de forma e função aplicadas às técnicas têxteis.

A cenografia foi pensada para criar um espaço com materiais de uso diário que, quando tratados, podem se transformar em peças novas e totalmente utilizáveis como é o caso das caixas de madeira que transportam legumes e verduras nos mercados do país. Criado com exclusividade pela H.Marin, os fios que compõem a cenografia dão ao local um aconchego e movimento, que é próprio do universo têxtil, e “vestem” as paredes do espaço expositivo harmonizando-se com a rampa a as emblemáticas formas arredondadas da 
Livraria Cultura.

A Livraria Cultura do Conjunto Nacional fica na esquina da Av.Paulista com Rua Augusta, Metro Consolação ou Estação Paulista (esq.R.Consolação).

Serviço:
Livraria Cultura Conjunto Nacional
Alameda Santos, 2.152 - Loja 122
Bela Vista - 01311-940 - São Paulo - SP
Horário de funcionamento
Segunda a Sábado - Das 9h às 22h
Domingos e Feriados - Das 12h às 20h

8 de mar de 2015

EL CUADERNO DE ÑANDUTI DE KUMIKO



Recebi m/exemplar hoje. Fizemos uma permuta. Assim, uma em cada ponta do mundo*, aprenderemos, eu, nhanduti, ela, renda tenerife.

*  é comum no Brasil nos referirmos ao Japão como sendo “o outro lado do mundo”. Somos antípodas no globo terrestre: quando dormimos no Brasil, acorda-se no Japão.






             Kumiko es japonesa, vivió en Buenos Aires durante el 2012, ya que vino a acompañar a su marido, que es profesor de literatura latinoamericana y vino a hacer un posgrado. Tiene mucha facilidad para las manualidades y el tejido y se inscribió en varios talleres incluso de ñanduti. Durante todas las clases, Kumiko registraba en dibujos y esquemas los puntos y tejidos aprendidos. Así como completaba las anotaciones con el texto en japonés.
            Las clases con la professora Dina Mereles y su marido Antolín fueram en Guaraní Porã, tienda de la diseñadora Carolina Urresti que tiene la intención de difundir la manufactura variada de la tierra colorada, sea tanto de Paraguay como del litoral Argentino.

                www.guaranipora.com/